Sinais de alerta - CRIANÇAS


Linguagem

  • 1ª ano de vida: 
    • o bebé é silencioso e não vocaliza;
    •  não reage a sons (não vira a cabeça na direcção do som) nem emite padrões de entoação;
    • a partir do 1º ano de idade: não reage ao nome; não utiliza gestos; não reconhece a utilidade dos objectos; não diz palavras.
    • 2 anos:
      • não fala ou só produz vogais;
      • não utiliza palavras ou frases simples (ex. carro papá);
      • não reconhece objectos;
      • não exprime com palavras ou gestos as suas necessidades;
      • não diz o nome das pessoas, objectos ou animais;
      • não cumpre ordens simples nem presta atenção.
    • 3 anos:
      • demonstra dificuldades em produzir uma frase completa
      • tem dificuldades em compreender pedidos/recados;
      • evidencia dificuldades em desenvolver conceitos numéricos e espaciais(ex. à frente, dentro, em cima);
      • não consegue acompanhar as outras crianças da mesma idade (ex. tem dificuldade em aprender as canções ensinadas);
      • tem um vocabulário reduzido.
    • 4/5 anos:
      • o seu discurso é pouco estruturado, sendo só compreendido pelos pais;
      • não consegue descrever acontecimentos;
      • não diz todas as palavras numa frase, utiliza frases demasiado simples para a idade
      • o vocabulário utilizado é reduzido 
      • apresenta dificuldades na compreensão do que lhe é dito ou pedido 

    Fala (articulação verbal)
      • a criança omite ou troca sons nas palavras quando fala;
      • tem dificuldade em associar o som à letra correspondente e vice-versa
      • não diz ou diz incorrectamente algum som/letra;
      •  atrapalha-se a falar porque quer dizer tudo muito depressa;
      • usa ou usou chupeta até tarde (ou tem hábitos como chuchar no dedo, roer as unhas, etc.);
      • "fala pelo nariz";
      • tem dificuldades de interacção com os colegas (ex. os colegas não entendem a criança ou gozam com ela);
      • a criança tem mais de 4 anos e gagueja, considera-se gaga ou tem medo de falar, isola-se para não falar ou bloqueia e repete muitas palavras ou partes de palavras quando fala  (ex. eu eu eu ...gosto muito; fff...fffa...fa..ca).

    Voz
      • a criança grita ou fala muito alto com frequência;
      • fica rouca constantemente;

    Deglutição/Mastigação
      • a criança baba-se ou engasga-se com alimentos sólidos  (cerna, pão) ou líquidos (sumo, água, leite);
      • não mastiga e engole os alimentos inteiros;
      • mastiga de boca aberta.

     Leitura e Escrita (crianças em idade escolar)

      • demora muito tempo a ler e faz muitos erros (ex.: substituições de letras);
      • não gostar de ler;
      • troca letras quando escreve;
      • tem uma caligrafia imperceptível. 

      Se algum dos pontos anteriores se aplica ao seu filho ou alguma criança que conheça, não hesite em contactar-me. A detecção precoce é muito importante!!