Linguagem
- 1ª ano de vida:
- o bebé é silencioso e não vocaliza;
- não reage a sons (não vira a cabeça na direcção do som) nem emite padrões de entoação;
- a partir do 1º ano de idade: não reage ao nome; não utiliza gestos; não reconhece a utilidade dos objectos; não diz palavras.
- 2 anos:
- não fala ou só produz vogais;
- não utiliza palavras ou frases simples (ex. carro papá);
- não reconhece objectos;
- não exprime com palavras ou gestos as suas necessidades;
- não diz o nome das pessoas, objectos ou animais;
- não cumpre ordens simples nem presta atenção.
- 3 anos:
- demonstra dificuldades em produzir uma frase completa
- tem dificuldades em compreender pedidos/recados;
- evidencia dificuldades em desenvolver conceitos numéricos e espaciais(ex. à frente, dentro, em cima);
- não consegue acompanhar as outras crianças da mesma idade (ex. tem dificuldade em aprender as canções ensinadas);
- tem um vocabulário reduzido.
- 4/5 anos:
- o seu discurso é pouco estruturado, sendo só compreendido pelos pais;
- não consegue descrever acontecimentos;
- não diz todas as palavras numa frase, utiliza frases demasiado simples para a idade
- o vocabulário utilizado é reduzido
- apresenta dificuldades na compreensão do que lhe é dito ou pedido
Fala (articulação verbal)
- a criança omite ou troca sons nas palavras quando fala;
- tem dificuldade em associar o som à letra correspondente e vice-versa
- não diz ou diz incorrectamente algum som/letra;
- atrapalha-se a falar porque quer dizer tudo muito depressa;
- usa ou usou chupeta até tarde (ou tem hábitos como chuchar no dedo, roer as unhas, etc.);
- "fala pelo nariz";
- tem dificuldades de interacção com os colegas (ex. os colegas não entendem a criança ou gozam com ela);
- a criança tem mais de 4 anos e gagueja, considera-se gaga ou tem medo de falar, isola-se para não falar ou bloqueia e repete muitas palavras ou partes de palavras quando fala (ex. eu eu eu ...gosto muito; fff...fffa...fa..ca).
Voz
- a criança grita ou fala muito alto com frequência;
- fica rouca constantemente;
Deglutição/Mastigação
- a criança baba-se ou engasga-se com alimentos sólidos (cerna, pão) ou líquidos (sumo, água, leite);
- não mastiga e engole os alimentos inteiros;
- mastiga de boca aberta.
Leitura e Escrita (crianças em idade escolar)
- demora muito tempo a ler e faz muitos erros (ex.: substituições de letras);
- não gostar de ler;
- troca letras quando escreve;
- tem uma caligrafia imperceptível.
Se algum dos pontos anteriores se aplica ao seu filho ou alguma criança que conheça, não hesite em contactar-me. A detecção precoce é muito importante!!