Definição


A Terapia da Fala é a ciência que tem como objecto de estudo a comunicação humana e perturbações associadas. Conjuga conhecimentos derivados de uma variedade de disciplinas ou áreas científicas, incluindo as ciências médicas, do comportamento, da linguagem e comunicação, incluindo a linguística, a fonética e a fonologia, a tecnologia aplicada à fala, assim como a área especializada da patologia e terapêutica da fala e da linguagem.

O que faz um Terapeuta da Fala?
O terapeuta da fala (TF) é o profissional de saúde responsável pela prevenção, avaliação, tratamento e estudo científico das perturbações da comunicação humana. Neste contexto, a comunicação abrange todos os processos associados à compreensão e expressão de linguagem oral e escrita, assim como formas apropriadas de comunicação não-verbal. O TF também é responsável pelo estudo dos aspectos envolvidos na deglutição e nas funções orofaciais.
(CPLOL, 2003)

Dados os diferentes locais em que o TF pode exercer a sua actividade profissional e as suas funções, este poderá integrar equipas com profissionais de diversas áreas desde a saúde (médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos), educação (professores e educadores do ensino regular e especial), engenharia (informática, electrónica), serviço social, entre outros.